quinta-feira, janeiro 26, 2012

Leonard Cohen - Old Ideas


O cantor e poeta canadiano Leonard Cohen, 77 anos, diz que se sente "autorizado a cantar blues" com o álbum "Old Ideas", o primeiro em oito anos e que sairá na segunda-feira.

O disco está desde terça-feira em audição integral na Internet, dias depois de Leonard Cohen ter tido um encontro em Paris com jornalistas de todo o mundo para falar de "Old Ideas", que surge depois de "Dear Heather", de 2004.

O álbum, com o selo da editora Sony Music, reúne dez canções novas, com Leonard Cohen a demonstrar o apreço pelos blues e com a voz ainda mais grave e soturna.

No disco canta os temas que sempre o acompanharam: a espiritualidade, o amor e a morte. "É um manual para viver com a derrota", descreveu aos jornalistas em Paris, depois de uma audição conjunta do novo álbum. "Eu sempre gostei de blues e da construção musical, mas sempre senti que não tinha o direito de os cantar", reconheceu o cantor .

Agora, com 77 anos, sentiu-se com permissão para se meter nos blues, e surgiram as canções novas de "Old Ideas", como "Show me the place", "Darkness", "Amen" e "Banjo".

A propósito do novo álbum, vários artistas foram convidados a gravar versões de canções de Leonard Cohen, entre os quais Greg Dulli, dos Afghan Whigs, Bradford Cox e os Cold War Kids.

Leonard Cohen foi distinguido em 2011 com o Prémio Príncipe das Astúrias das Letras, de Espanha, pelo "imaginário sentimental" da escrita e da música,.

Além de poemas e da escrita musical, Leonard Cohen publicou dois romances: "O Jogo favorito", de 1963, e "Vencidos da Vida", de 1966, ambos editados em Portugal. Leonard Cohen editou o primeiro álbum, "Songs of Leonard Cohen", há 45 anos.

Em 2008, por causa de um desfalque financeiro, Leonard Cohen andou em digressão pelo mundo com o repertório de canções e esteve por duas vezes em Portugal.


Agora, o músico e poeta ainda não tem a certeza se irá levar também "Old Ideas" para o palco.


Sem comentários: