terça-feira, fevereiro 02, 2010

Beach House - Teen Dream


Os flirts bucólicos dos Beach House têm-lhes corrido bem. Crítica e um público fiel (cada vez maior) não hesitaram em declarar paixão aos primeiros álbuns, "Beach House" (de 2006) e "Devotion" (de 2008). Um novo culto nasceu.

A dupla de dream pop formada por Victoria Legrand (nas vozes e órgão) e Alex Scally (na guitarra eléctrica e teclas) tirou do sedentarismo a música de câmara lenta e artysanal dos Young Marble Giants e lançou-a às noites de luar no campo e ao contacto com a sonoridade americana dos Mazzy Star. Que boa ideia.

As novas canções de "Teen Dream" voltam a pedir a mesma exclusividade de atenção. Naquele minimalismo shoegazer, os Beach House voltam a confiar o poder da canção às atmosferas em detrimento da técnica, dizendo-nos que os decoradores de ambientes também podem pertencer à classe de músicos - não é um direito único dos instrumentistas virtuosamente habilitados, diz o regulamento de "Teen Dream". Que atrevimento.

Os Beach House conseguem repetir os mesmos truques da sua magia espiritual sem se repetirem. A guitarra de Alex Scally, que tem feitiço, elege um acorde por canção, e usa-o até à exaustão. E, seguindo a mesma economia de meios, a caixa de ritmos não sai da mesma programação ao longo de cada tema.

O som do teclado parece que está em fade out desde o início da canção, mas nós gostamos dessa despedida infinita, como se o som pudesse ter a eternidade fixa de uma fotografia. A bateria volta a ser o objecto menos manuseado do espaço. E a voz hermafrodita de Victoria Legrand mistura inocência com austeridade, e pede direito a ocasião religiosa. Pedido aceite, claro.

Qual é então a grande novidade de "Teen Dream" que não essa multiplicação luxuosa dos mesmos dons sempre com resultados entusiasmantes? Pois bem, os Beach House traíram o nome e afastaram-se da costa para uma floresta mais densa, onde se encontra o som lenhador dos freakadélicos Fleet Foxes. Não se sabe se houve algum transplante das cordas vocais de Robin Pecknold dos Fleet Foxes para a garganta de Victoria Legrand mas, pelo menos, as harmonias vocais tornaram-se espelhos um do outro, para proveito autoral dos Beach House.

A dezena de canções de "Teen Dream" impõe, de facto, respeito. 'Norway', 'Used To Be' e 'Take Care' ganham passe vitalício para entrarem na nossa frágil memória. Devagar se volta a ir longe.

Sem comentários: